quarta-feira, 15 de abril de 2009

Os 24 novos Promotores de Justiça Substitutos de Santa Catarina tomaram posse, na noite de 13 de abril de 2009, com o compromisso de atender aos anseios da sociedade.
'
A primeira colocada no concurso, Promotora de Justiça Substituta Elaine Rita Auerbach, falou em nome dos empossados. "Como a própria denominação traduz, nos tornamos, a partir dessa data, encarregados de promover a justiça, utilizando todos os instrumentos legais disponíveis para obter a solução mais justa para o caso que nos é apresentado", discursou.

Elaine ainda recordou o esforço que os novos Promotores de Justiça despenderam ao longo do último ano, quando foram testados em diversas provas. "Essa conquista não foi desarrazoada, muito pelo contrário: foi obtida por dias, meses e anos de perseverança, dedicação e desejo de um dia integrar o quadro de membros de uma instituição nacionalmente reconhecida por sua atuação preventiva e combativa", afirmou a nova Promotora de Justiça, que, em nome dos seus colegas, assumiu a obrigação, não só com a Instituição, mas com todos os presentes e, mais, com o povo catarinense, "de não apenas exercer nossas atividades, com retidão e profissionalismo, mas sim com devoção, humildade e fascínio pela carreira a ser seguida".

Afirmação da cidadania

A Subprocuradora-Geral de Justiça, Gladys Afonso, saudou os novos Promotores de Justiça lembrando-os que o Ministério Público tem importante papel na afirmação da cidadania. "É um poderoso veículo de transformação social. Nossa principal missão é cada vez mais, e de forma mais eficaz e eficiente, servir bem a sociedade, guardar seus interesses, combatendo o crime organizado, a improbidade administrativa, a corrupção e a desigualdade social", ressaltou Gladys.

A Subprocuradora ressaltou ainda que é um dever de todos "projetar o Ministério Público para o futuro", sendo fundamental conhecer o passado. "Memória e conhecimento são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa". Ao final da saudação, Gladys enfatizou aos novos integrantes na carreira ministerial o seu compromisso com os cidadãos. "Não esqueçam que vocês não escreverão apenas o seu destino, mas também o das comunidades pelas quais vocês passarão. Servimos à sociedade e ela espera muito de nós", ressaltou.

Nova turma é jovem

No encerramento da solenidade, o Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, declarou estar profundamente emocionado por dar posse ao novo quadro, tanto quanto esteve em sua própria posse, em 14 de julho de 1985, em razão de ser a primeira oportunidade na qual dá posse a Promotores. "A sensação é a mesma daquela ocasião", disse. Gercino destacou "duas grandes características" da nova turma de Promotores. "A juventude de seus integrantes, um significativo fator de oxigenação e renovação, e o elevado nível intelectual e moral", evidenciou - os novos Promotores têm entre 26 e 33 anos. "Temos muito ainda a construir no Ministério Público catarinense e no Ministério Público brasileiro, empenhando todo o nosso trabalho para o engrandecimento da Instituição", complementou.

Curso de ingresso na carreira

Os novos Promotores de Justiça Substitutos começam nesta terça-feira, 14 de abril, o curso de ingresso na carreira do Ministério Público de Santa Catarina. O curso inicia às 9h30, com Aula Magna do Procurador-Geral de Justiça do Estado de Goiás, Eduardo Abdon Moura, e prossseguirá até o dia 8 de maio. Durante as aulas serão ministrados conteúdos complementares à formação jurídica. Os novos Promotores de Justiça assumirão suas funções nas Promotorias de Justiça no dia 11 de maio e o curso de vitaliciamento na carreira deverá iniciar em agosto.

Os novos Promotores de Justiça Substitutos e suas comarcas

1 - Elaine Rita Auerbach, São Miguel do Oeste
2 - Arthur Koerich Inacio, Tubarão
3 - Larissa Mayumi Karazawa Takashima Ouriques, Balneário Camboriú
4 - Maycon Robert Hammes, São Miguel do Oeste
5 - Marcelo Sebastião Netto de Campos, Joinville
6 - Roberta Magioli Meirelles, Blumenau
7 - Graziella Casaril, Criciúma
8 - Débora Pereira Nicolazzi, Itajaí
9 - Felipe Prazeres Salum Müller, Joinville
10 - Caroline Sartori Velloso, Blumenau
11 - Aline Dalle Laste, Rio do Sul
12 - Bárbara Elisa Heise, São Bento do Sul
13 - Sandra Faitlowicz Sachs, Joinville
14 - Graziele dos Prazeres Cunha, Concórdia
15 - Kariny Zanette Vitoria, Lages
16 - Giancarlo Rosa Oliveira, Lages
17 - Márcia Denise Kandler Bittencourt Massaro, Criciúma
18 - Letícia Baumgarten Filomeno, Chapecó
19 - Eder Cristiano Viana, Joaçaba
20 - Andréia Soares Pinto Favero, Chapecó
21 - Giselli Dutra, Chapecó
22 - Chimelly Louise de Resenes Marcon, Canoinhas
23 - Marcio Gai Veiga, Curitibanos
24 - Anderson Adilson de Souza, Videira

Nenhum comentário: